
Uso de medicamentos e outras substâncias
Durante a amamentação, é comum que as lactantes sintam-se receosas em utilizar algum tipo de substância por conta da transferência desta para o leite. De fato, algumas podem passar e causar riscos à saúde do bebê. Além disso, alguns profissionais de saúde, por desconhecimento, acabam receitando medicamentos não compatíveis com a amamentação ou, não raramente, por receio acabam proibindo a amamentação mesmo que o uso do medicamento seja permitido nesta fase.
Para te ajudar, deixamos aqui alguns materiais oficiais e seguros sobre esse tema. Dessa forma você pode verificar com segurança se o uso de determinada substância é compatível ou não com a amamentação e quais são as alternativas possíveis.
Confira abaixo!

Sites para pesquisa
Neste site, que está sendo atualizado constantemente, você digita o nome da substância no campo de busca e ele lhe mostra a compatibilidade dela com a amamentação, de acordo com uma escala de risco, que vai de muito baixo (verde) a muito alto (vermelho). Caso a substância seja de risco, ele mostra uma lista de substâncias equivalentes e que são seguras para uso durante a amamentação.
Neste documento, o MS divide uma lista enorme de substâncias em categorias para facilitar a busca e classifica todas elas quanto ao risco concomitante com a amamentação.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA (SBP)
Este documento de 2017 da SBP traz algumas seções sobre algumas substâncias e o grau de risco, possibilidade de mudança de sabor do leite e necessidade e tempo de interrupção da amamentação (caso necessário).
Para leitura
EM BREVE